quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A nova face do trânsito de Boa Vista

           por Yasmin Guedes
           
           A capital de Roraima está crescendo. Crescendo também está a frota de veículos e de pessoas que circulam todos os dias pelas ruas e avenidas da cidade. O Departamento Estadual de trânsito busca melhorar a educação do motorista, porém os condutores desrespeitam mais e acabam provocando vítimas. Veja informações estatísticas do período de 2001 a 2009.
            Um dado estatístico revela que de 2001 a 2009 os acidentes de trânsito passaram de 1652 para 4051 casos. Nem todos os ATs deixam vítimas, apenas danos materiais ou com ferimentos leves.  Neste caso, no mesmo período de oito anos, os casos com danos triplicaram. São danos: batidas, arranhões, quebra de espelho retrovisor, etc.
            O Detran considera vitima de AT aquelas que são encontradas no local. O número de vítimas passou de 910 para 2128, e de vítima fatal passou de 83 para 138. O número de pacientes não fatais foi 2793 em 2009.

Fonte: Sistema GETRAN

         O Departamento realiza a coleta de dados a cada três meses, mas só divulga doze meses depois.

O que leva o aumento de AT?
         Há vários fatores que levam o condutor a perder o controle do veículo, arriscando a própria vida e de quem está ao redor. Podemos citar a bebida alcoólica, o uso de entorpecentes, sonolência e o estresse.
            Outra condição é a falta de iluminação em várias ruas da cidade e nas estradas de acesso, buracos e animais soltos nas pistas.

Como é o tratamento da mídia em relação a uma AT?
            Os jornais locais abordam todos os dias matérias relacionadas à violência que incomoda moradores da cidade. O principal jornal impresso destaca as fotos para mostrar a gravidade do acidente. Quem fica responsável pelas matérias é o jornalista de polícia. Em 1998 o jornal Folha de Boa Vista coloca pela primeira vez sua edição na internet, através do FolhaWeb, a população tem mais acesso a fotos e matérias. O que poderia ser feito num veiculo como esse é uma campanha em longo prazo, com histórias e trechos do Código de Trânsito Brasileiro para alertar a população da direção perigosa. O que falta são estudos mais aprofundados para elaborar mais uma tática de controle educativo.
            São nos horários de pico que acompanhamos as imprudências por motociclistas e pedestres que buscam caminhos em locais proibidos. O papel da imprensa é informar o cidadão sobre tudo que acontece ao redor, mas muitos jornalistas ganham audiência à custa dos acontecimentos dos outros. Acabam por ferir os sentimentos e os direitos humanos, exibindo imagens sem nenhuma tarja ou quadrinhos.

Tem Solução?
            A população precisa se conscientizar e procurar não beber se for dirigir. Muitos acidentes também acontecem por desatenção de condutores que falam ao celular ou estão com fones de ouvido, impedindo o acesso de qualquer alerta.

Um comentário:

  1. "TOTAL CAOS PROJECT"! GOSTEI mimimmiimiim

    ESSA É PARA O "mAUmAU":


    Umas boas e outras influências

    Vai haver um almoço na casa de Assis
    Russo comparecerá, bem como, Buarque e Seixas
    Comeremos de Coelho a Lobos
    Todos deverão sair satisfeitos
    ...
    Na noite, chegarão outros
    Pessoa de todo Kant
    Bons palhaços também estarão presentes (Anízio, Soares, Tiririca)
    Homero e Fausto
    (não o besta dos domingos)
    Virão da Europa... É Veríssimo!

    “Será aquela festa...”

    Na sala,
    Elis, Rosa, Ramalho e Almeida para florir e perfumar
    Até Nascimento pode ser que ocorra!
    ...
    Mais tarde,
    Falaremos de política e de rua
    Lula e Chacal serão a sobremesa!
    E quando todos entristecerem
    A gente em Costa, ZAPPA e ZOUEIN de novo!

    M. Sales –WWW.mythospoetico.blogspot.com

    ResponderExcluir